
Simulação Interna das Nações Unidas
UNIFEM
Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas
Para as Mulheres

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em New York. Com a capacidade de discutir questões de desigualdade de gênero e direitos humanos das mulheres, seu principal objetivo é defender os compromissos internacionais assumidos pelos Estados-Membros da ONU com os direitos humanos das mulheres.
Criada em 1976 e incorporada à ONU Mulheres em 2010, a organização conta também com países como membros rotativos, que possuem um mandato de 3 anos. As cadeiras desse comitê são divididas por meio de grupos regionais: 13 para a África, 13 para a Ásia, 6 para a Europa Oriental, 8 para a América Latina e Caribe, e 7 para Europa Ocidental e outros, que inclui a América do Norte e Oceania. Entretanto, para a simulação interna teremos 22 cadeiras dentro do comitê, sendo elas ocupadas por membros soberanos e observadores.
Diretores
Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XV SINU são no total, três alunas do 3º ano do Ensino Médio.

ANA KEURY NASCIMENTO SOUZA
3º ano EM

MARIA ANTONIA GAMA DA SILVA
3º ano EMN

RAYANE BEATRIZ DA SILVA
3º ano EMN
tema do comitê
O Tráfico de Mulheres - sob exploração sexual e doméstica
Neste ano, a UNIFEM tem como tema "O Tráfico de Mulheres - sob exploração sexual e doméstica". O debate sobre o assunto é de extrema importância, já que atualmente o tráfico vem se tornando cada vez mais frequente. Visto que milhares de mulheres estão começando a perceber que, suas vidas foram vendidas para outras famílias quando mais novas para exploração sexual ou doméstica. O caso mais recente foi da polonesa Julia Faustyna, que disse ser Madeleine Mccann, com todas as investigações descobriram que a menina era vítima de tráfico sexual. O objetivo que o comitê tem com o tema, é alertar os países que mais sofrem com a entrada e saída de mulheres nessas situações, para que sejam feitas medidas mais rígidas para que esse número diminua. Preparem-se delegadas (os)!
