UNIFEM

Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas
Para as Mulheres

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em New York. Com a capacidade de discutir questões de desigualdade de gênero e direitos humanos das mulheres, seu principal objetivo é defender os compromissos internacionais assumidos pelos Estados-Membros da ONU com os direitos humanos das mulheres.
Criada em 1976 e incorporada à ONU Mulheres em 2010, a organização conta também com países como membros rotativos, que possuem um mandato de 3 anos. As cadeiras desse comitê são divididas por meio de grupos regionais: 13 para a África, 13 para a Ásia, 6 para a Europa Oriental, 8 para a América Latina e Caribe, e 7 para Europa Ocidental e outros, que inclui a América do Norte e Oceania. Entretanto, para a simulação interna teremos 22 cadeiras dentro do comitê, sendo elas ocupadas por membros soberanos e observadores. 

Diretores

Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XV SINU são no total, três alunas do 3º ano do Ensino Médio.

Melissa
Nunes

Isabele
Laranjo

Teresa
Pilotto

tema do comitê

Situação das Mulheres no afeganistão sob regime do Talibã

Neste ano, a UNIFEM trará à tona discussões sobre a "Situação das mulheres no Afeganistão sob regime do Talibã". Tal regime representa uma série de desrrespeitos aos direitos humanos, principalmente sobre as mulheres. Sendo assim, as discussões durante o debate terão enfoque nas pautas de educação e saúde, liberdade e igualdade, violência e proteção por meio da manutenção da segurança, para que haja, pelos delegados e delegadas, a busca de soluções diplomáticas para situação presente no Afeganistão, especialmente para as mulheres.

imagem_2022-04-20_113823354.png