cdh

Conselho de Direitos
Humanos

O Conselho de Direitos Humanos (CDH) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne no escritório da ONU em Genebra. Com a capacidade de discutir questões de desrespeito aos direitos humanos que requeiram certa atenção internacional, seu principal objetivo é garantir a execução da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelos líderes das nações mundiais.

Criada em 2006, a organização conta com 47 países membros rotativos, que possuem um mandato de 3 anos. As cadeiras desse comitê são divididas por meio de grupos regionais: 13 para a África, 13 para a Ásia, 6 para a Europa Oriental, 8 para a América Latina e Caribe, e 7 para Europa Ocidental e outros, que inclui a América do Norte e Oceania. 

FreeVector-United-Nations-Human-Rights-C

Diretores

Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XVI SINU são no total, três alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Davi Gabriel
Lourenço

Giovanna
Lopes

Sthefany 
da conceição

Tema do Comitê

Direitos de civis em meio a
conflitos armados

Este ano o Conselho de Direitos Humanos debaterá "Direitos de Civis em Meio a Conflitos Armados". Tais conflitos são responsáveis pela morte de um elevado número de civis, sendo as principais vítimas: as crianças, as mulheres e os idosos, que mesmo sem lutar nos conflitos, são os mais atingidos pelos atentados. Dessa forma, as conversas durante o debate na estarão entorno dos tópicos de: corredores humanitários, bombardeios de áreas civis e na preservação dos direitos de pessoas inocentes impactadas por conflitos armados. Os delegados devem buscar soluções diplomáticas para situação civil em diversos conflitos, afim de preservar a vida dos inocentes.