top of page
CSNU_edited.png

CSNU

Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em Nova York. Com a capacidade de discutir conflitos regionais e violações de tratados e da própria ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é garantir, através de medidas e ações multilaterais, a segurança internacional e promover a paz mundial.

Criada em 1945, a organização conta com 15 Estados-membros, sendo cinco deles permanentes, os quais possuem direito a veto (Estados Unidos da América, França, Reino Unido, China e Rússia), e dez deles rotativos, que possuem mandato de dois anos. As cadeiras rotativas desse órgão são divididas por meio de grupos regionais: 5 para a África e  Ásia, 1 para a Europa Oriental, 2 para a América Latina e Caribe, e 2 para Europa Ocidental e outros. Ademais, o comitê conta também com países observadores,  que participam da discussão mas não têm poder de voto.

Diretores

Além de ser realizado em duplas, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.

Corrida Armamentista na Europa: a iminência Terceira Guerra Mundial

Com o avanço da Rússia e o afastamento estratégico dos EUA, potências europeias como França, Alemanha e Reino Unido reagem — e se rearmam. A corrida armamentista está em curso, reacendendo tensões históricas e colocando o leste europeu no centro de uma possível nova guerra. Enquanto líderes falam em proteção nuclear e segurança autônoma, a diplomacia se torna o último recurso antes do confronto. Nesse cenário, o Conselho de Segurança das Nações Unidas surge como palco decisivo.
Cabe a você, delegado, negociar a paz em meio ao caos.
A estabilidade global depende das suas decisões.

— Antonio Godoy, Arthur Corona, Gabriel Fortunato e Luana Alcantara

bottom of page