CSH

CONSELHO DE

SEGURANÇA HISTÓRICO

CSH - Símbolo - PNG.png

O Conselho de Segurança Histórico (CSH) é uma releitura do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), um órgão supranacional, que funciona dentro do sistema da ONU. Com a capacidade de discutir violações da ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é encontrar novas resoluções para conflitos do passado, e, assim, garantir a paz, estabilidade e segurança.

 

A organização conta com 10 países membros rotativos, que possuem um mandato de 2 anos, 5 países permanentes, que possuem poder de veto, e países observadores.

Além disso, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.

Diretores

Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XVI SINU são no total, três alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Ana Helena
Lindoso

Brayan
Araújo

Alexandre
alvim

Tema da XVI SINU

Guerra do Vietnã

Nesse ano, as discussões dentro do CSH serão ambientadas na década de 1970. Os delegados irão dialogar sobre os desdobramentos da guerra do Vietnã, que ocorreu entre Vietnã do Norte e do Sul durante o período da Guerra Fria, e que foi um dos maiores marcos dessa disputa por hegemonia global entre Estados Unidos e União Soviética. O desfecho a ser tomado,  pode ou não, ser baseado no verdadeiro desfecho, podendo seguir um novo rumo.

image.png