
Simulação Interna das Nações Unidas
CSH
CONSELHO DE
SEGURANÇA HISTÓRICO

O Conselho de Segurança Histórico (CSH) é uma releitura do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), um órgão supranacional, que funciona dentro do sistema da ONU. Com a capacidade de discutir violações da ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é encontrar novas resoluções para conflitos do passado, e, assim, garantir a paz, estabilidade e segurança.
A organização conta com 10 países membros rotativos, que possuem um mandato de 2 anos, 5 países permanentes, que possuem poder de veto, e países observadores.
Além disso, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.
Diretores
Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSH da XVII SINU são no total, quatro alunos do 3º ano do Ensino Médio.

ANTOINE RUSSO LECOINTRE
3º ano EMD

LEONARDO LAMAITA ANDRADE
3º ano EMD

ARTHUR GODINHO CAMPOS
3º ano EMD

LUANA COSMO PEREIRA RAMOS
3º ano EMN
Tema da XVI SINU
Guerra do Afeganistão (1979-1989)
Nesta edição o CSH vira os seus olhares a um dos mais marcantes e clássicos conflitos do século 19, a Guerra do Afeganistão de 1979.
A Guerra do Afeganistão teve início em 1979, com a invasão Soviética ao território afegão para defender o governo comunista que liderava o local. A invasão também é motivada pelo combate do crescente grupo rebelde mujahidin, que foi financiado pelo E.U.A. e ameaçava o domínio socialista no local.
Focando no período da década de 80, o CSH os convida à reviver a guerra fria em um de seus momentos mais tensos.
