CSH
Conselho de Segurança Histórico
O Conselho de Segurança Histórico (CSH) é uma releitura do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), um órgão supranacional, que funciona dentro do sistema da ONU. Com a capacidade de discutir violações da ordem do sistema internacional, seu principal objetivo do passado, e, assim, garantir a paz, estabilidade e segurança.
A organização conta com 10 países membros rotativos, que possuem um mandato de 2 anos, 5 países permanentes, que possuem poder de veto, e países observadores.
Além disso, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório.
Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.
11 de Setembro de 2001
"Na XVIII SINU, o Conselho de Segurança Histórico será resignificado e vai dar continuidade a história pós guerra fria. Tendo isso em mente, o tema escolhido foi o ataque de 11 de setembro de 2001!
Nesse dia, os Estados Unidos sofreram uma série de ataques terroristas coordenados pelo grupo extremista Al-Qaeda. Os ataques foram realizados por 19 indivíduos, divididos em quatro grupos, que sequestraram quatro aviões comerciais e os lançaram contra alvos estratégicos, tendo como destaque o World Trade Center, em NY.
Para Osama bin Laden, líder do grupo, as milhares de mortes causariam um impacto na economia americana, cujo poder econômico financeiro era representado pelas torres gêmeas. Dessa forma, o objetivo da Al-Qaeda era o de demonstrar poder e pressionar uma mudança nas políticas ligadas ao Oriente Médio. O ataque tinha como intuito também trazer um exemplo para outros grupos que se opunham à hegemonia americana, assim os incitando a combaterem sua influência."
- Ana Beatriz, Ana Clara, Beatriz e Isabel; Mesa CSH 2024