top of page
CSNU-SÍMBOLO.png

CSNU

Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em Nova York. Com a capacidade de discutir conflitos regionais e violações de tratados e da própria ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é garantir, através de medidas e ações multilaterais, a segurança internacional e promover a paz mundial.

Criada em 1945, a organização conta com 15 Estados-membros, sendo cinco deles permanentes, os quais possuem direito a veto (Estados Unidos da América, França, Reino Unido, China e Rússia), e dez deles rotativos, que possuem mandato de dois anos. As cadeiras rotativas desse órgão são divididas por meio de grupos regionais: 5 para a África e  Ásia, 1 para a Europa Oriental, 2 para a América Latina e Caribe, e 2 para Europa Ocidental e outros. Ademais, o comitê conta também com países observadores,  que participam da discussão mas não têm poder de voto.

Além de ser realizado em duplas, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.

Escalada das tensões entre Irã e Estados Unidos

   "As tensões de décadas entre os Estados Unidos e o Irã estão se intensificando. Após o fim do acordo nuclear do Irã em 2018, relatório da AIEA estima que o país tem material suficiente para produção de várias bombas atômicas. Embora a pressão crescente através de sanções americanas tenha devastado a economia do país, também levou Teerã a retaliar, intensificando seus programas nucleares e militares. Agora, diante a crise no Oriente Médio, o eixo de resistência, financiado pelo Irã, e as forças militares estadunidenses disputam pelo poder regional. É evidente que qualquer escalada militar significa alto risco para a região e portanto, o Conselho de Segurança deve propor uma resolução cautelosa e efetiva.

   Preparados, delegados?"

- André, Luísa, Marcos e Olga; Mesa CSNU 2024

CSNU.png
bottom of page