
Simulação Interna das Nações Unidas
CSNU
Conselho de Segurança
das Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em Nova York. Com a capacidade de discutir conflitos regionais e violações de tratados e da própria ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é garantir, através de medidas e ações multilaterais, a segurança internacional e promover a paz mundial.
Criada em 1945, a organização conta com 15 Estados-membros, sendo cinco deles permanentes, os quais possuem direito a veto (Estados Unidos da América, França, Reino Unido, China e Rússia), e dez deles rotativos, que possuem mandato de dois anos. As cadeiras rotativas desse órgão são divididas por meio de grupos regionais: 5 para a África e Ásia, 1 para a Europa Oriental, 2 para a América Latina e Caribe, e 2 para Europa Ocidental e outros. Ademais, o comitê conta também com países observadores, que participam da discussão mas não têm poder de voto.
Além de ser realizado em duplas, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.
Diretores
Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XVII SINU são no total, quatro alunos do 3º ano do Ensino Médio.

FELIPE YUJI KOMATSU DE ALMEIDA
3º ano EMD

MARIANA PORCINO NUNES DE BRITO
3º ano EMN

MIGUEL ARAÚJO DE MIRANDA ALVES
3º ano EMD

JOÃO HENRIQUE IGNATIOS COUCEIRO
3º ano EMD
tema do comitê
Questão China-Taiwan
A República Popular da China busca a reunificação política e econômica com a ilha de Taiwan, presente na costa sudoeste chinesa. O não reconhecimento da independência de Taiwan não se restringe apenas a China, e a busca por legitimidade é o principal objetivo do governo taiwanês. As consequências de uma guerra entre ambos os países impactaria tanto em questões políticas, dividindo ainda mais o atual mundo globalizado em dois blocos, quanto econômicas, visto a importância de Taiwan na produção de semicondutores. Preparados?
ÚNICO COMITÊ FORMADO POR DUPLAS!
