top of page

CSNU

Conselho de Segurança 
das Nações Unidas

CSNU.png

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão supranacional que funciona dentro do sistema das Nações Unidas e se reúne na sede da ONU, em Nova York. Com a capacidade de discutir conflitos regionais e violações de tratados e da própria ordem do sistema internacional, seu principal objetivo é garantir, através de medidas e ações multilaterais, a segurança internacional e promover a paz mundial.

 

Criada em 1945, a organização conta com 15 Estados-membros, sendo cinco deles permanentes, os quais possuem direito a veto (Estados Unidos da América, França, Reino Unido, China e Rússia), e dez deles rotativos, que possuem mandato de dois anos. As cadeiras rotativas desse órgão são divididas por meio de grupos regionais: 5 para a África e  Ásia, 1 para a Europa Oriental, 2 para a América Latina e Caribe, e 2 para Europa Ocidental e outros. Ademais, o comitê conta também com países observadores,  que participam da discussão mas não têm poder de voto. 

Além de ser realizado em duplas, o Conselho de Segurança é o único comitê que possui caráter mandatório. Isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, enfrentando sanções econômicas ou intervenções militares caso contrário.

Diretores

Com a função de organizar o Comitê e orientar os delegados em seus estudos e solucionar possíveis dúvidas, os Diretores do CSNU da XVII SINU são no total, quatro alunos do 3º ano do Ensino Médio.

IMG_2367.jpg

FELIPE YUJI KOMATSU DE ALMEIDA
3º ano EMD

IMG_2835.jpg

MARIANA PORCINO NUNES DE BRITO
3º ano EMN

IMG_2356.jpg

MIGUEL ARAÚJO DE MIRANDA ALVES 
3º ano EMD

IMG_2433.jpg

JOÃO HENRIQUE IGNATIOS COUCEIRO

3º ano EMD

tema do comitê

Questão China-Taiwan

A República Popular da China busca a reunificação política e econômica com a ilha de Taiwan, presente na costa sudoeste chinesa. O não reconhecimento da independência de Taiwan não se restringe apenas a China, e a busca por legitimidade é o principal objetivo do governo taiwanês. As consequências de uma guerra entre ambos os países impactaria tanto em questões políticas, dividindo ainda mais o atual mundo globalizado em dois blocos, quanto econômicas, visto a importância de Taiwan na produção de semicondutores. Preparados?

ÚNICO COMITÊ FORMADO POR DUPLAS!

Captura de tela 2023-04-16 150146.png
bottom of page