- Rafaela Cândido de Lima
A Introdução da Mulher Dentro do Âmbito Trabalhista Ganha Espaço para Discussão
Como pauta para debate, a República Democrática do Congo afirma que é necessária a discussão sobre o espaço da mulher dentro do trabalho
Bárbara e Rafaela – CDH - 2ª sessão
Reconhecido dentro da sociedade atual como um problema, a desigualdade salarial e de oportunidades para mulheres dentro do meio profissional, obteve apoio para debate durante a segunda sessão. Para isso, como forma de diminuição dessa desigualdade, a delegação do Congo propôs um programa profissionalizante para mulheres, com o qual elas poderiam obter qualificação visando o trabalho e salário digno. Como forma de rebater isso, a delegação do México questiona como seria realizado o curso inserido em países subdesenvolvidos, já que estes não detêm da tecnologia e recursos necessários para execução do projeto.
Desse modo, para que o programa possa ser levado adiante, a República Democrática do Congo se dispõe a ajudar os países que não possuem a estrutura necessária para a execução da ação apresentada. Ademais, outra delegação que se propôs a contribuir foi a de Cuba, oferecendo Universidades, que, através de cursos EAD, poderão auxiliar na formação dessas mulheres, garantindo assim, condições básicas para sobrevivência por meio do mercado de trabalho.
Além da questão discutida sobre as mulheres dentro da esfera do emprego, foi abordado o tema relacionado à comunidade LGBTQIA+. Nele, a delegação do Brasil, Islândia e Estados Unidos posicionam-se a favor da luta por esse grupo que não possuem os direitos e oportunidades iguais aos demais cidadãos. Todavia, opondo-se à essa problemática, as delegações de matriz africana, em destaque a Etiópia, rebateram alegando que a minoria LGBTQIA+ escolhem ser dessa forma, e, portanto, não há motivo para discussão do tema proposto, diferentemente dos grupos de mulheres, negros e crianças.
Foto por: Maria Carolina