- Ana Beatriz Borges Inati
BÓSNIA E REPÚBLICA SPRSKA EM CLIMA DE TENSÃO
Discordância entre os países e seus aliados se tornam fervorosas e gera discussão acalorada na primeira sessão do Conselho de Segurança Histórico
7 de abril de 1994
Ana Beatriz Inati - CSH — 2.ª Sessão
A segunda sessão do Conselho de Segurança da XV Simulação das Nações Unidas, iniciada neste sábado (07), abriu o debate acerca da Guerra da Bósnia com o primeiro tópico da agenda: Questões Históricas e Conflitos Étnicos.
A Republica Sprska iniciou a discussão manifestando seu repúdio ao genocídio sérvio realizado pela Croácia durante a Segunda Guerra Mundial, o qual foi defendido pela Croácia, que declarou o governo da época como apenas um Estado fantoche. A Bósnia afirmou que a República Sprska deveria ter o mesmo posicionamento de repúdio acerca da limpeza étnica que eles mesmos estão realizando hoje na Bósnia.
A discussão então se intensificou, com posicionamento de ambos os lados questionando se os ocorridos na Bósnia de fato caracterizam um genocídio. A delegação Russa, assumindo uma posição quase mediadora, afirmou que ambos os lados cometeram atrocidades, portanto, o conflito não é de fato uma limpeza étnica, mas sim uma guerra. A Bósnia, em conjunto com seus aliados EUA, CRO, CAN, RU e FRA afirmou que a República Sparska e seus aliados, IUO e RUS, não apenas estavam tentando realizar uma limpeza étnica, mas também uma limpeza histórica, buscando apagar da memória a morte de milhares de bósnios.
A República Croata atestou o afirmado pela Bósnia, declarando que 80% das mortes ocasionadas pelo conflito foram de cidadãos bósnios. Outros aliados também declaram que campos de concentração, estupro em massa e bombardeios de civis caracterizam um genocídio e não uma guerra comum. “Seria uma guerra se fosse exército contra exército. Tem cidades sendo bombardeadas e campos de concentração de eliminação em massa. Não é só uma guerra, é um genocídio de limpeza étnica”, afirmou o delegado da Croácia. A Rússia, por sua vez, reafirmou que ambos os lados cometeram crueldade visto que existiam campos de concentração de ambos os lados e, embora tenha ocorrido mais mortes de um dos lados, a guerra se iniciou devido a ações bósnias.
Foto por: Gabriela Blackman Sisinno