- Ana Beatriz Borges Inati
Conselho de Segurança Histórico encerra agenda com primor
Debate foi levemente acalorado em alguns momentos, mas não impediu que os delegados do comitê encerrassem os planos de trabalho a tempo
08 de abril de 1994
Beatriz Inati e Clarissa Palácio - CSH - 5ª sessão
Durante o dia de domingo, 08, o Comitê de Segurança Histórico encerrou suas sessões, ao concluírem os planos de trabalho propostos durante o final de semana. Ao longo da manhã, as delegações discutiram a criação de bases militares, a divisão territorial e as zonas de paz a serem criadas na região da Bósnia e Herzegovina. Durante o debate, houve também um memorando, por parte das delegadas dos Estados Unidos e Rússia, ao período da Guerra Fria. Durante a decisão de quais países contribuíram para as bases militares, as delegadas e seus aliados acusaram umas às outras de diversos crimes, como por exemplo o apoio estadunidense à ditaduras latino-americanas. “Os Estados Unidos não conseguem se calar frente a falácias e acusações covardes de outras delegações”, declarou a delegada americana em resposta às alegações relacionadas ao imperialismo norte-americano.
Por fim, o comitê, em meio a grande bipolaridade e conflito entre os delegados, foi capaz de elaborar uma proposta de resolução completa para o conflito na Bósnia. Embora as delegações, por vezes, se encontrassem estagnadas, voltando a temas como a Primeira e Segunda Guerra Mundial e retomando diversas vezes o tópico da territorialidade, o comitê foi capaz de redigir uma resolução antes do programado. Entre os temas presentes no documento oficial que visa solucionar o conflito bósnio destacam-se: a criação de uma zona de contenção em Sarajevo com tropas pacificadoras de países imparciais; a retirada imediata das tropas da República Srpska, do Exército do Povo Iugoslavo e da OTAN de Sarajevo; a oficialização de um cessar-fogo entre Sérvia e Bósnia; fim do embargo imposto sobre a região da Bósnia e Iugoslávia; e, principalmente, a unificação do território bósnio sob soberania bósnia.