- Barbara de Lima Leal
Debates dentro do comitê dos Direitos Humanos ficam calorosos
Delegações do Congo, México, Estado Unidos e Cuba discutem e ataques são gerados
Barbara de Lima e Rafaela Candido - CDH - 5 ª sessão
Neste último dia de debate, as discussões começaram a ficar “calorosas” no comitê de Direitos Humanos. Durante a 5º sessão, o delegado do México coloca em discussão o tema relacionado ao desemprego e a sua influência no desenvolvimento do país. Contudo, tal delegação teve seu discurso interrompido pelo Congo, afirmando que este não poderia desenvolver a problemática, visto que em sua nação o desemprego é um assunto recorrente.
Além disso, no decorrer dos debates, ocorreram oposições em relação ao ponto de discussão entre as delegações do Congo e Cuba. A primeira queria dar prosseguimento à continuação da agenda, enquanto a segunda, a discussão do desemprego. Tal conjuntura fez com que ambas discutissem fortemente, gerando implicações entre si.
Assim como o citado acima, uma das temáticas que também gerou oposição foi o tratado proposto entre México e Estados Unidos em relação à questão da imigração. O acordo bilateral gerou debates entre grande parte das delegações, em específico, a do Congo que afirmou que o tratado deveria envolver todas as nações, visto que uma ação tomada não gera impacto em apenas um lugar. Em suma das discussões apresentadas, mesmo com a realização da 5º sessão, algumas conjunturas não foram solucionadas, e, por isso, estendidas até a próxima sessão.