• Maria Antonia Gama da Silva

JORNALISTAS SÃO EXPULSAS DO COMITÊ DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO DURANTE A CRISE

Reino Unido pediu uma votação para que as jornalistas, chargistas e até mesmo fotógrafos saíssem.


02 de Outubro de 2021


Maria Antonia e Rayane - OMC - Crise


Já no início da terceira sessão, contemplamos o início da crise dentro do Comitê Mundial Do Comércio, e, a falta de decoro dos delegados, fez com que a mesa se alterasse.

Mas não bastou a falta de organização no debate, a delegação do Reino Unido pediu uma moção para Sessão Privada, fazendo assim, com que jornalistas, fotógrafos e chargistas fossem expulsos da sala de debate. O que seria isso? Medo, falta de empatia, ou até mesmo a preocupação com as informações que seriam vazadas, pela falta de organização. Entretanto, antes que a crise começasse oficialmente, foram descobertas informações sobre o motivo da crise: ela seria causada devido à greve dos produtores de vacina Janssen, pelo fato de que o Representante não estava a par das discussões sobre a quebra das patentes da vacina.


Durante o pequeno aviso, que foi mostrado em vídeo, muitos delegados ficaram com receio sobre tais informações, fazendo com que percebessem a presença da imprensa e como ela afetaria a imagem do comitê. A crise parece estar afetando muito a engenhosidade dos delegados, eles parecem desesperados para que a imprensa não saiba sobre o assunto, coisa que os deixam sem palavras.


Após alguns minutos de espera, a OMC anunciou que a imprensa teria a permissão de entrar novamente na sala em que se discutia a crise, após conversar com os secretários para confirmação do ato. Logo após, foi autorizada a presença da imprensa durante a crise.


A imprensa não se sente nada ofendida pela expulsão, muito pelo contrário, esse ocorrido mostra o quão desorganizado a OMC está. Com isso, os debates começaram a ficar tensos entre as delegações do Egito e Reino Unido, que entraram em conflito, provocando dedos apontados e discussões durante a sessão. A formalidade e o decoro não estão sendo apresentados, não é Organização Mundial do Comércio?

A falta de argumentos leva à repetição dos mesmos assuntos e, deste modo, sem uma saída para o encerramento do assunto e a resolução da crise.





46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Durante o debate moderado: Israel: “As senhora gostariam de gravar em outro lugar?” Jornalistas: “não obrigada” Diretor Ig: “A mesa endossa então o início da redação da Proposta de ResoluCIÓN” Diretor

"O México dividia, divide e continuara dividindo a América Central" - México. "O senhor dispõe de...Peraí q a mesa é de humanas" - Mesa. "FUDEU, encerro meu discurso" - França. "A angola dispõe de um

Delegado da Coreia do Norte finalizando discurso: "e é sobre isso!" Índia ao iniciar discurso: "Minha delegacia declara:" Cuba afirma: "Não falarei mais sobre sanções econômicas, falarei agora sobre e