• Rayane Beatriz da Silva

O QUE É MAIS IMPORTANTE A RAZÃO OU A SOLUÇÃO?

O debate sobre “A Quebra das Patentes da vacina Covid-19”, dentro Do Comitê Mundial do Comércio


02 de Outubro de 2021

Maria Antonia e Rayane – OMC – 2°Sessão


Na manhã de Sábado, o debate no comitê da Organização Mundial do Comércio (OMC), começou a debater sobre a agenda - questões faladas na noite anterior – E com isso, vieram muitas dúvidas e conflitos sobre a “Quebra de Patentes da vacina covid-19". Seguindo a agenda, o Egito se colocou a favor da quebra dessas Patentes, e ressalta que países subdesenvolvidos conseguiram vacinar mais rápido sua população, avançando no fim dessa pandemia. Com isso, a Alemanha rebate a fala da Delegação Do Egito, mas ainda sim, é a favor dessa quebra.


Posteriormente, a Delegação do Reino Unido, diz: "A quebra das patentes irá dificultar a economia dos países, principalmente dos países menos desenvolvidos”. Rebatendo a fala da Delegação do Reino Unido, a Delegação Da África do Sul que a Quebra das Patentes ajudou economicamente o país e também ajudou na distribuição de medicamentos. Desde o início a delegação do japão foi a favor de acabar com a desigualdade entre países desenvolvidos , seria uma forma de abrir mais discussões para resolver mais problemas.

Mas a Delegação do México enfatiza que, países com 35% de sua população vacinada estão com menos pressa para a continuação dessa imunização. Será que menos da metade da população vacinada já é o suficiente?


O debate está fervendo nesta manhã, e a falta de organização ao debater a agenda nos deixa em dúvida sobre esse debate. Realmente estão focando em discutir os assuntos da pauta? Ou os delegados estão somente interessados em colocar em alto patamar o seu país? E a delegação do Reino Unido toma frente na discussão e cita que precisam focar mais nos assuntos e não rodeá-los mas aprofundá-los. Finalmente, os tópicos da agenda começaram a ser debatidos, e começaram a concordar sobre os assuntos propostos.

Mas as discussões não são as únicas pautas a serem discutidas neste sábado, a Delegação da França se encontra desrespeitosa dentro do comitê, as risadinhas e comentários dentro de um local formal colocam em dúvida sobre como a Delegação está diante dessa situação pandêmica.


Durante o debate não moderado, as delegações discutem continuamente sobre a quebra de patentes, mas a Delegação Brasileira diz que “A Quebra De Patentes não é a solução. Com essa quebra de patentes, seria dinheiro jogado no Lixo”. Segundo a Delegação Brasileira, o gasto de recursos, provocaria ainda mais a falta de dinheiro. E a Delegação do Reino Unido concorda com a posição do delegado.


Foto por:



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Durante o debate moderado: Israel: “As senhora gostariam de gravar em outro lugar?” Jornalistas: “não obrigada” Diretor Ig: “A mesa endossa então o início da redação da Proposta de ResoluCIÓN” Diretor

"O México dividia, divide e continuara dividindo a América Central" - México. "O senhor dispõe de...Peraí q a mesa é de humanas" - Mesa. "FUDEU, encerro meu discurso" - França. "A angola dispõe de um

Delegado da Coreia do Norte finalizando discurso: "e é sobre isso!" Índia ao iniciar discurso: "Minha delegacia declara:" Cuba afirma: "Não falarei mais sobre sanções econômicas, falarei agora sobre e